sábado, 11 de setembro de 2010

novidades

O longo artigo abaixo foi publicado no Radio Metal:




A Polônia é um país bonito. Não só é o berço de um dos jornalistas de metal mais talentosos da sua geração, mas também a origem de Death metal tão destrutivo quanto grandioso, variando de VADER para BEHEMOTH e nenhuma delas são inúteis. Na verdade, nós estaremos falando sobre o último agora.



Supomos que agora todos já ouviram falar que a banda, e mais especificamente o cantor principal, está sendo julgado na Polônia por ter rasgado uma Bíblia no palco, há dois anos. A forma como a história evoluiu desde então está muito confusa. Este artigo segue a cronologia dos acontecimentos e dá a palavra ao Krzysztof Kowalik, o teólogo polonês solicitado a dois anos pelo procurador de Gdansk para analisar alguns pontos sobre as acusações. Voltaremos a isso mais tarde.



Tudo somado, este artigo é uma tentativa de colocar os fatos dentro de seu contexto. Polônia não é como a França, nem a Alemanha, pois suas culturas e as histórias são muito diferentes e complexas. Como resultado, o que Behemoth desencadeou através da sua provocação só pode ser comentada, levando em conta esses elementos.



O escândalo começou em setembro de 2007. A banda estava tocando em um local em Sopot, perto de sua cidade natal. Tal como tinham feito muitas vezes antes, no final do show, a banda rasgava uma Bíblia. Entretanto, nessa noite, Ryszard Nowak, um alto representante da Comissão de Defesa contra as Seitas, estava no meio da multidão. Após esse evento, Nowak decidiu levar a banda para o tribunal por ter ofendido sua crença religiosa, de acordo com o artigo do Código Penal ß196 polonês.



A tradução deste artigo é: "Artigo ß196: Qualquer pessoa que ofende as crenças religiosas de outro indivíduo ou insulta o objeto de um culto em público ou em um local religioso cerimonial enfrenta uma limitação das liberdades de um até dois anos de prisão". É especialmente por esta razão que o Gorgoroth foi proibido de tocar em solo polonês, e que MADONNA e LAMB OF GOD, quase tiveram suas excursões canceladas no país.



Veja abaixo um vídeo amador do incidente.

0 comentários:

Postar um comentário